Fink

Sobre o Fink

O que é o Fink?

O Fink é um projeto que deseja trazer todo o mundo de software Unix de código aberto para o Darwin e o Mac OS X. Desta forma, temos dois objetivos principais. Em primeiro lugar, modificar softwares de código aberto já existentes tais que eles sejam compilados e executados no Mac OS X. (Este processo é denominado porting.) Em segundo lugar, disponibilizar os softwares para usuários casuais sob a forma de uma distribuição coesa e confortável que seja similar ao que os usuários Linux estejam acostumados. (Este processo é denominado empacotamento.) O projeto oferece pacotes binários pré-compilados bem como um sistema completamente automatizado de compilação a partir do código fonte.

Para atingir estes objetivos, o Fink se baseia nas excelentes ferramentas de gerenciamento de pacotes produzidas pelo projeto Debian - dpkg, dselect e apt-get, sobre as quais o Fink adiciona seu próprio gerenciador de pacotes, denominado (surpresa!) fink Você pode entender o fink como um mecanismo de compilação - ele recebe descrições de pacotes e, com base nelas, produz pacotes binários .deb. Nesse processo, ele baixa da Internet o código fonte original, adapta-o se necessário e então passa pelo processo completo de configuração e geração do pacote. Por último, ele agrupa o resultado em um pacote que está pronto para ser instalado pelo dpkg.

Como o Fink roda sobre o Mac OS X, ele tem uma política estrita para evitar interferência com o sistema base. Desta forma, o Fink gerencia uma árvore de diretórios separada e provê uma infraestrutura que torna fácil o seu uso.

Por que usar o Fink?

Cinco razões para usar o Fink para instalar software Unix em seu Mac:

Poder. O Mac OS X inclui apenas um conjunto básico de ferramentas de linha de comando. O Fink traz a você versões aprimoradas dessas ferramentas, bem como várias aplicações gráficas desenvolvidas para Linux e outros tipos de Unix.

Conveniência. Com o Fink, o processo de compilação é completamente automatizado; você nunca mais precisará se preocupar com Makefiles ou scripts de configuração e seus parâmetros. O sistema de dependências garante, de forma automática, que todas as bibliotecas necessárias estejam presentes. De forma geral, nossos pacotes são configurados tal que toda a funcionalidade dos softwares esteja disponível.

Segurança. A política estrita de não-interferência do Fink garante que as partes vulneráveis do seu Mac OS X não sejam afetadas. Você pode atualizar o Mac OS X sem medo de afetar o Fink e vice-versa. Além disso, o sistema de pacotes permite que você remova com segurança os softwares de que não mais necessita.

Coesão. O Fink não é apenas um conjunto aleatório de pacotes mas sim uma distribuição coesa. Os arquivos instalados são colocados em lugares previsíveis. A documentação está sempre atualizada. Existe uma interface unicada para controlar os processos servidores. E há muito mais trabalhando por você por debaixo dos panos.

Flexibilidade. Você só precisa baixar e instalar os programas de que necessita. O Fink lhe dá a liberdade de instalar o XFree86 ou outras soluções X11 da forma que melhor lhe convier. E se você não gostar de X11, sem problema.

Voltar à página inicial - Download