Fink

Download: Visão geral

Há várias formas diferentes de obter o Fink. Nesta página, tentamos explicar as várias opções e suas (algumas vezes confusas) diferenças. Em primeiro lugar, há dois itens importantes a considerar:

Pacotes de códigos fontes vs. binários. Um pacote pode vir em dois formatos: código fonte e binário. Um pacote de binários é um pacote que contém programas pré-compilados e prontos a serem executados. Você pode usá-lo de imediato; ele só precisa ser baixado e extraído (instalado). Um pacote de códigos fontes é composto pelo código fonte original, ajustes específicos feitos pelo Fink e instruções de compilação. Pacotes de códigos fontes levam algum tempo para instalar porque o código fonte é compilado em seu computador a fim de produzir os programas executáveis.

Todas as instalações do Fink são criadas da mesma forma. Não importa como você tenha instalado o Fink, você sempre tem a opção de compilar um pacote específico a partir do código fonte. Da mesma forma, você sempre tem a opção de baixar e instalar pacotes de binários desde que o Fink tenha sido instalado em /sw. Tudo o que você tem a fazer é usar as ferramentas e procedimentos de atualização apropriados.

Então quais são as opções? Cá estão, do mais prático à vanguarda:

A distribuição de binários usa pacotes de binários. Ela vem com um pacote de instalação gráfico para a instalação inicial e um navegador de pacotes com seleção de aplicativos (dselect). Ela trabalha com a última versão de códigos fontes; geralmente leva-se algum dias para sincronizar quando uma nova versão de código fonte é lançada. Ocasionalmente, há atualizações entre lançamentos. Atualizar para novas versões é automático - basta solicitar ao dselect ou apt-get que baixem as últimas listagens de pacotes. O ponto negativo da distribuição de binários é que nem todos os pacotes estão disponíveis sob a forma de binários. Alguns não seguem nossos padrões de qualidade ou têm problemas técnicos, alguns não podem ser distribuídos devido a suas licenças restritivas e alguns são sujeitos a restrições de exportação de criptografia.

A distribuição de códigos fontes compila tudo a partir do código fonte (a menos que você escolha de outra forma) e é orientada a scripts de linha de comando. Esta distribuição pode atualizar-se para a última versão através do comando 'fink selfupdate'. O ponto positivo é que você conseguirá obter todos os pacotes que tenham sido marcados como 'stable' (estáveis). Os pontos negativos já foram mencionados - compilar a partir do código fonte leva tempo e você precisa digitar comandos para instalar pacotes.

O desenvolvimento da distribuição do Fink em si acontece em um repositório CVS. Você pode usá-lo para estar na vanguarda até que seja lançada uma próxima versão. O uso é equivalente à distribuição de códigos fontes com a diferença de que você terá que executar o comando 'fink selfupdate-cvs' uma única vez para informar o Fink de que as descrições de pacotes devem ser obtidas via CVS. Veja as instruções para CVS para mais detalhes.