Fink

Executando o X11 - 8. Dicas de uso

8.1 Execução aplicativos X11 a partir do Terminal.app

Para iniciar um aplicativo X11 a partir de uma janela do Terminal.app, você precisa definir a variável de ambiente "DISPLAY". Essa variável diz aos aplicativos onde encontrar o servidor de janelas X11. Na configuração padrão - o XDarwin roda na mesma máquina -, você pode definir a variável como segue:

Uma boa configuração é ter o XDarwin.app iniciado quando você se logar (pode ser definido no painel Login das Preferências de Sistema no Mac OS 10.2, no painel Contas, Inicialização no Mac OS 10.3):

Isto faz com que a variável DISPLAY seja definida automaticamente em todo shell. Ela não sobrescreve o valor atual caso a variável DISPLAY já esteja definida. Desta forma, você ainda consegue executar aplicativos do X11 remotamente ou através de ssh com tunelamento X11.

8.2 Executando aplicativos Aqua a partir do xterm

Uma forma de executar aplicativos Aqua a partir do xterm (ou de qualquer outro shell) é através do comando open. Alguns exemplos:

open /Applications/TextEdit.app
open SomeDocument.rtf
open -a /Applications/TextEdit.app index.html

O segundo exemplo abre o documento no aplicativo que esteja lhe esteja associado; o terceiro exemplo diz explicitamente qual aplicativo deve ser usado.

8.3 Copiar e colar

Copiar e colar geralmente funciona entre ambientes Aqua e X11. Ainda há alguns erros. Há relatos de o Emacs ter problemas com a seleção atual. Copiar e colar de Classic para X11 não funciona.

De qualquer forma, o truque é usar os métodos respectivos do ambiente em que esteja. Para transferir texto do Aqua para X11, use Cmd-C no Aqua, traga a janela de destino para frente e use o "botão do meio do mouse", isto é, Option-click em um mouse com um único botão (isto pode ser configurado nas Preferências do XDarwin) para colar. Para transferir texto do X11 para Aqua, simplesmente selecione o texto com o mouse no X11 e então use Cmd-V no Aqua para colá-lo.

O sistema X11 tem na verdade vários clipboards separados (denominados "cut buffers" no léxico do X11) e alguns aplicativos têm visões estranhas sobre qual deve ser usado. Em particular, colar dentro do GNU Emacs ou XEmacs não funciona às vezes por causa disso. O programa autocutsel pode ajudar; ele sincroniza automaticamente os dois principais cut buffers. Para executá-lo, instale o pacote autocutsel do Fink e adicione a seguinte linha ao seu .xinitrc:

autocutsel &

(Assegure-se de que esteja antes da linha que executa o gerenciador de janelas e que nunca retorna! Não a adicione simplesmente ao fim, ela não será executada.) E lembre-se de que isto não é mais necessário para o X11 da Apple. (veja Algumas observações sobre o uso do X11 da Apple).

Caso esteja usando o X11 da Apple, você pode usar Command-C ou Editar->Copiar (Edit->Copy), como é de praxe nos aplicativos Mac, para copiar texto para o clipboard, e usar o botão do meio do mouse ou Command-V para colar do clipboard para o X11 da Apple.

De qualquer forma, caso encontre problemas ao copiar e colar do Aqua para X11 e vice-versa, você pode primeiro tentar colar duas vezes (pode ser que o copiar não ocorra de imediato). Você também pode usar aplicativos intermediários, por exemplo TextEdit ou Terminal.app no lado do Aqua, nedit ou xterm no lado do X11. Em minha experiência, sempre há uma solução.