Fink

Guia do usuário - 2. Instalação inicial

Durante a instalação inicial, um sistema básico contendo as ferramentas de gerenciamento de pacotes é instalado em sua máquina. Depois disso você precisa configurar seu ambiente do shell para usar o software instalado pelo Fink. Você só precisa fazer isso uma única vez; você pode atualizar qualquer instalação do Fink in loco, sem que seja necessário reinstalá-lo. Este procedimento é coberto no capítulo Atualizando o Fink.

Uma vez que você possua as ferramentas de gerenciamento de pacotes instaladas, você pode usá-las para instalar mais softwares. Este procedimento é descrito no capítulo Instalando pacotes.

2.1 Instalando a distribuição de binários

A distribuição de binários vem através de um pacote de instalação para o Mac OS X (.pkg) que por sua vez está dentro de uma imagem de disco (.dmg). Depois de baixar a imagem de disco da página de downloads (talvez você precise usar os comandos "Salvar como..." ou "Salvar no disco" no navegador), dê um duplo clique para montá-la. Abra o ícone do disco "Fink 0.x.x Installer" que aparece na sua área de trabalho (ou onde quer que você o haja baixado) depois que o Disk Utility tenha verificado o arquivo. Dentro você encontrará alguma documentação e o pacote de instalação. Dê um duplo clique no pacote de instalação e siga as instruções na tela.

Uma senha de administrador será solicitada e alguns textos serão exibidos. Por favor, leia-os - eles podem estar mais atualizados do que este guia do usuário. Quando o instalador solicitar-lhe um drive para instalação, tenha certeza de escolher o seu volume do sistema (aquele no qual você instalou o Mac OS X). Se você escolher o volume errado, a instalação irá prosseguir mas o Fink não funcionará mais tarde. Quando o instalador tiver terminado, prossiga à seção Configurando seu ambiente.

2.2 Instalando a distribuição de códigos fontes

A distribuição de códigos fontes é disponibilizada como um tarball padrão Unix (.tar.gz). Ela contém somente o gerenciador de pacotes fink e irá baixar os códigos fontes dos pacotes quando necessário. Você pode obter esta distribuição na página de downloads. Versões mais antigas do StuffIt Expander são problemáticas para lidar com nomes longos de arquivos então, se você tiver algum problema, você precisará remover a pasta que ele gera e seguir as seguintes instruções para linha de comando.

A versão em código fonte precisa ser instalada a partir da linha de comando, então abra o Terminal.app e posicione-se no diretório onde você colocou o arquivo fink-0.27.x.tar.gz. Talvez seu navegador Web tenha extraído parcialmente o arquivo; neste caso você terá o arquivo fink-0.27.x.tar no seu diretório de download e deverá pular o primeiro comando abaixo. Os comandos abaixo fazem a extração do arquivo:

gunzip fink-0.27.x.tar.gz
tar -xf fink-0.27.x.tar

Isto cria um diretório com o mesmo nome do arquivo. Continuaremos usando fink-0.27.x aqui, mas este nome pode mudar conforme a versão que você tenha baixado. Agora posicione-se nesse diretório e execute o script de carga inicial:

cd fink-0.27.x
./bootstrap

O script fará algumas verificações no seu sistema e usar o sudo para se tornar root, o que fará com que sua senha seja solicitada. Depois disso, o script lhe perguntará o diretório de instalação. A menos que você possua uma boa razão, use o diretório padrão /opt/sw. Somente essa escolha de diretório lhe permitirá baixar posteriormente pacotes binários. Além disso, todos os exemplos usam esse diretório; esteja certo de fazer a substituição apropriada caso você use um diretório diferente.

A seguir vem a configuração do Fink. Serão solicitadas informações como configurações de proxy e espelhos, e qual o nível de detalhe de mensagens que você deseja. Se você não entender uma pergunta, tecle Return para aceitar a escolha padrão. Você poderá executar novamente este procedimento mais tarde através do comando fink configure.

Quando o script de carga inicial tiver todas as informações de que necessita, ele irá começar a baixar o código fonte do sistema básico e compilá-lo. Nenhuma interação será necessária durante este procedimento. Não se preocupe caso veja alguns pacotes serem compilados duas vezes. Isto é necessário porque, para compilar um pacote binário que pertença ao próprio gerenciador de pacotes, é necessário primeiro ter o gerenciador de pacotes disponível.

Quando a carga inicial tiver terminado, proceda à seção Configurando seu ambiente.

2.3 Configurando seu ambiente

Para usar os softwares instalados na hierarquia de diretórios do Fink, incluindo os programas de gerenciamento de pacotes em si, você precisa ajustar sua variável de ambiente PATH (e algumas outras) de forma apropriada. As versões atuais do Fink fazem isto automaticamente e em geral você só precisará abrir uma nova janela do Terminal.app para garantir que estas configurações sejam aplicadas. Entretanto, em alguns casos você precisará efetuar o procedimento manualmente.

Na maior parte dos casos, você pode fazê-lo através da execução do comando

/opt/sw/bin/pathsetup.sh

em uma janela de terminal.

Observe que em algumas versões antigas do Fink o programa era denominado pathsetup.command, o qual poderia ser executado através de open /opt/sw/bin/pathsetup.command.

Entretanto, se isto não funcionar por algum motivo, você pode configurá-lo manualmente. Isto dependerá do shell que você estiver usando. Você pode determinar qual o shell que esteja usando abrindo um terminal e executando o seguinte comando:

echo $SHELL

Se a resposta for "csh" ou "tcsh", você está usando o C shell. Se for bash, zsh, sh ou algo similar, você está usando uma variante do Bourne shell.

Observe que os scripts init.sh e init.csh também adicionam /usr/X11R6/bin e /usr/X11R6/man à variável PATH e portanto você poderá usar o X11 quando tiver sido instalado. Os pacotes do Fink podem adicionar suas próprias configurações, como por exemplo a variável de ambiente QTDIR que é adicionada pelo pacote qt.

Uma vez que seu ambiente tenha sido configurado, você precisará obter descrições de pacotes conforme o capítulo Atualizando o Fink, na seção Atualizando a distribuição de códigos fontes, e então proceder ao capítulo Instalando pacotes para verificar como efetivamente instalar pacotes úteis usando as várias ferramentas de gerenciamento de pacotes que são parte do Fink.

Próximo: 3. Instalando pacotes