Fink

Guia do usuário - 1. Introdução

1.1 O que é o Fink?

O Fink é a uma distribuição de software Unix de código aberto para Mac OS X e Darwin, trazendo uma gama variada de softwares livres, sejam de linha de comando ou gráficos, desenvolvidos para Linux e sistemas operacionais similares, diretamente para seu Mac.

1.2 Requisitos

Você precisará de:

Se você pretende usar a distribuição de códigos fontes (veja abaixo), você também precisará de:

1.3 Sistemas suportados

Mac OS X 10.5 é a plataforma de vanguarda e é considerada como sendo completamente suportada e testada ainda que, por ser um sistema operacional mais recente, ainda haja algumas questões a resolver. A maior parte dos desenvolvedores usa esta versão e aqueles que estão usando a 10.4 possuem usuários na 10.5 para testar seu trabalho.

Mac OS X 10.4 é considerado como sendo completamente suportado e testado apesar de ainda haver alguns problemas de compilação espúrios em alguns pacotes. Muitos dos desenvolvedores usa esta versão e aqueles que não a usam possuem usuários 10.4 para testar seu trabalho.

1.4 Código fonte vs. binário

Software é escrito ("desenvolvido") em linguagens de programação legíveis a seres humanos; este formato é chamado "código fonte". Antes que um computador possa rodar um programa, ele precisa ser transformado em instruções de código de máquina de baixo nível que não são legíveis para (a maioria dos) seres humanos. Este processo é denominado "compilação" e o programa resultante é denominado "executável" ou "binário".

Quando você compra software comercial, você não chega a ver o código fonte - as empresas o consideram um segredo industrial. Você obtém somente o executável que está pronto para ser executado, o que significa que você não pode modificar o programa ou mesmo descobrir o que ele de fato faz quando é executado.

Isto não acontece com software de código aberto. Como o próprio nome indica, o código fonte é aberto para qualquer um ver e modificar. De fato, a maior parte do software de código aberto somente é distribuída por seus autores como código fonte e você precisa compilá-lo no seu computador para obter um programa que possa ser executado.

O Fink permite que você escolha entre os dois modelos. A "distribuição de código fonte" irá baixar o código fonte original, adaptá-lo para o Mac OS X e a política do Fink, e compilá-lo no seu computador. O processo é completamente automatizado mas leva algum tempo. Por outro lado, a "distribuição de binários" irá baixar pacotes pré-compilados do site do Fink e instalá-los, economizando o tempo de compilação. Na verdade, é possível misturar os dois modelos à vontade. O restante deste manual irá mostrar-lhe como.

Próximo: 2. Instalação inicial