Fink

Downloads dos Fink

Há várias formas de instalar ou atualizar o Fink. Para usuários novos, recomendamos as instruções abaixo para rapidamente instalar o Fink. Em caso contrário, consulte a visão geral e a matriz de atualização.

Guia rápido

Você é novo no Fink? Estas instruções irão ajudá-lo a instalar rapidamente a versão de binários.

  1. Usuários 10.6, 10.7, 10.8, 10.9, 10.10, 10.11, e 10.12: no momento não há um instalador binário. Siga as instruções para instalação a partir do código fonte.
    Usuários 10.5: Baixe a imagem de disco contendo o instalador:
    Instalador binário do Fink 0.9.0 (PowerPC) - 13635047 bytes
    Instalador binário do Fink 0.9.0 (Intel) - 14431371 bytes
    (usuários 10.4 - use Fink 0.8.1 (PowerPC) ou Fink 0.8.1 (Intel))
    (usuários 10.3 - use Fink 0.7.2)
    (usuários 10.2 - use Fink 0.6.4)
    (usuários 10.1 - use Fink 0.4.1)

  2. Dê um duplo clique em "Fink-0.9.0-XYZ-Installer.dmg" (onde XYZ é ou PowerPC ou Intel) para montar a imagem de disco e em seguida dê um duplo clique no pacote "Fink 0.9.0 XYZ Installer.pkg". Siga as instruções que aparecerão no monitor.

  3. Ao fim da instalação, o utilitário pathsetup será iniciado. Ser-lhe-á solicitada permissão antes de que seus arquivos de configuração do shell sejam editados. Quando o utilitário houver terminado, você já poderá começar a usar o Fink!

  4. Caso algo dê errado durante este processo, você pode tentar novamente através do aplicativo pathsetup que aparece no disco do instalador ou executando o comando abaixo em uma janela do Terminal.app

    /sw/bin/pathsetup.sh

    (Este passo precisa ser repetido por quaisquer outros usuários em seu sistema: cada usuário precisa executar o pathsetup em sua conta.)

    Caso o pathsetup gere mensagens de erro, consulte a documentação, em particular a seção 2.3 "Configurando seu ambiente" do Guia do usuário.

  5. Abra uma nova janela do Terminal.app e execute "fink scanpackages; fink index" ou use o aplicativo gráfico Fink Commander (o qual precisa ser colocado em um diretório real no seu sistema, não devendo ser executado a partir da imagem de disco) e execute os seguintes comandos do seu menu: Source->scanpackages seguido por Source->Utilities->index.

  6. Uma vez que esses dois comandos tenham terminado, sugerimos que você atualize o pacote fink para o caso de ter havido mudanças significativas desde o último lançamento. Depois disso você pode instalar outros pacotes. Há várias formas de fazê-lo:

    • Use o Fink Commander para escolher e instalar pacotes. O Fink Commander provê uma interface gráfica para o Fink que é fácil de usar. Esse é o método recomendado para usuários novos ou usuários que não se sentem confortáveis com a linha de comando. O Fink Commander possui os menus Binary (binário) e Source (fonte). Você deve instalar a partir de binários caso não tenha o Xcode/Developer Tools instalado ou não queira compilar pacotes.

      • A sequência no Fink Commander para atualizar o pacote fink a partir dos binários é como segue:

        1. Binary->Update descriptions
        2. Select the fink package.
        3. Binary->Install
      • A sequência recomendada no Fink Commander para atualizar o pacote fink a partir do código fonte é como segue:

        1. Source->Selfupdate
        2. Tools->Interact with Fink...
        3. Assegure-se de que "Accept default response" esteja selecionado e clique "Submit".
        4. O fink e outros pacotes bases serão compilados e executados automaticamente

      Agora que você atualizou o fink, você pode instalar outros pacotes.

      • Para instalar a partir de binários, escolha o pacote e use Binary->Install.
      • Para instalar a partir de código fonte, escolha o pacote e use Source->Install
    • Use o apt-get. O apt-get baixará e instalará pacotes de binários para você, economizando tempo de compilação. Você deve usar ou este método ou o método para binários no Fink Commander (conforme acima) caso não tenha o Xcode/Developer Tools instalado.

      Para atualizar o fink, abra uma janela do Terminal.app e digite sudo apt-get update ; sudo apt-get install fink

      Uma vez que você tenha atualizado o fink, você pode instalar outros pacotes usando a mesma sintaxe, por exemplo sudo apt-get install gimp2 para instalar o Gimp 2. Observe, entretanto, que nem todos os pacotes do Fink estão disponíveis na forma de binários.

    • Instale a partir do código fonte (requer que o Xcode Tools [Developer Tools no 10.2] esteja instalado). Para atualizar o fink execute o comando fink selfupdate. Quando lhe for solicitado, escolha a opção (1), "rsync". Isto fará com que o pacote fink seja automaticamente atualizado.

      Uma vez que o fink tenha sido atualizado, você pode usar o comando "fink install" para baixar e compilar a partir do código fonte. Por exemplo, para instalar o Gimp 2, execute o comando fink install gimp2.

Itens adicionais a instalar

Xcode Tools/Developer Tools

Você pode chegar a ver que usar somente pacotes de binários limita a utilidade do Fink. Há menos pacotes disponíveis em formato binário do que a partir do código fonte e as versões binárias são geralmente mais antigas. Para compilar a partir do código fonte, você precisará instalar o Xcode Tools (conhecido como Developer Tools no Mac OS 10.2 e anteriores).

Apesar de uma versão do Xcode Tools/Developer Tools geralmente vir na sua mídia de instalação do Mac OS, você provavelmente irá querer uma versão mais recente. Visite a página do the Apple Developer Connection para baixar uma versão mais recente (e quaisquer atualizações) após registrar-se gratuitamente.

Versões do Xcode Tools/Developer Tools recomendadas por versão do Mac OS
10.5 Xcode 3.0 ou 3.1
10.4 (Intel) Xcode 2.5
10.4 (PowerPC) Xcode 2.5, e o Xcode Legacy Tools (para pacotes que necessitem do gcc3.1 ou gcc2.95 para compilar)
10.3 Xcode 1.5 e o atualizador do gcc3.3 de novembro de 2004
10.2 Developer Tools de dezembro de 2002 e atualizador do gcc3.3 de agosto de 2003

X11

Quase todos os aplicativos do Fink que tenham interfaces gráficas precisam de algum variante do X11 (já que a maior parte foi originalmente desenvolvida em plataformas em que o X11 era a única opção gráfica).

A Apple fornece sua própria distribuição de X11 para OS 10.3, 10.4 e 10.5. Esta é a opção mais fácil para começar. Escolheu-se dividi-la em duas partes:

Uma vez que você tenha instalado o X11, o Fink deverá reconhecê-lo automaticamente. Caso esteja tendo problemas, verifique o item das Perguntas frequentes sobre problemas de instalação do X11.

Informações adicionais

Para mais informações, por favor consulte as Perguntas frequentes e a seção de documentação. Caso suas perguntas não sejam respondidas por esses documentos, verifique a página de ajuda.

Para ser notificado de novas versões, assine a lista de discussão fink-announce.

O código fonte dos pacotes presentes na imagem de disco do instalador podem ser baixados deste site clicando aqui.