Fink

Perguntas frequentes - 2. Relacionamentos com outros projetos

P.2.1: Vocês repassam suas correções e ajustes para os mantenedores oficiais?

R.: Estamos tentando. Às vezes repassar correções e ajustes é fácil e todos ficam felizes assim que seja liberada a nova versão do pacote. Infelizmente, isto não é fácil na maioria dos pacotes. Alguns problemas comuns:

  • O mantenedor do pacote no Fink está muito ocupado e está sem tempo para enviar os ajustes, correções e explicações correspondentes para os mantenedores oficiais.
  • Os mantenedores oficiais rejeitam as correções e ajustes. Há várias razões válidas para isto. A maior parte dos mantenedores oficiais estão bastante interessados em código limpo, verificações limpas e compatibilidade com outras plataformas.
  • Os mantenedores oficiais aceitam os ajustes e correções porém o tempo para liberar novas versões de seus pacotes levam semanas ou meses.
  • O pacote foi abandonado pelos autores originais e não haverá novas versões que possam incorporar os ajustes e correções.

P.2.2: Qual o seu relacionamento com o projeto Debian? Vocês estão portando o Debian Linux para rodar no Mac OS X?

R.: Não há relacionamento formal entre o Fink e o Debian O Fink não é um port da distribuição Debian GNU/Linux. O que nós fizemos foi portar as ferramentas de gerenciamento de pacotes do Debian (dpkg, dselect, apt-get), usando-as juntamente com o formato de pacote binário .deb. Os pacotes em si são feitos sob medida para Mac OS X/Darwin e nós não usamos o formato de pacote de fontes do Debian.

P.2.3: Qual o seu relacionamento com a Apple

R.: A Apple tem ciência do Fink e nos deu algum suporte como parte dos seus esforços de relacionamento com a comunidade de código aberto. No verão e no outono de 2001, eles nos forneceram pré-versões novas do Mac OS X na esperança de que os pacotes do Fink pudessem ser adaptados em tempo para a liberação da versão. Citação: "Esperamos que isto reforce nosso comprometimento que várias pessoas suspeitam que não queiramos oferecer. Com o tempo, nós melhoraremos nossa estratégia em relação a código aberto." Obrigado, Apple!

P.2.4: Qual o seu relacionamento com o Darwinports?

R.: Darwinports e Fink são projetos complementares. Existe certa interseção entre os dois projetos e várias pessoais contribuem com ambos. Por exemplo, Benjamin Reed está trabalhando nos pacotes KDE dos dois projetos. O Darwinports e o Fink estão livres para usar as correções e ajustes uns dos outros, e nós já discutimos como colaborar em um novo mecanismo de dependências.

O Darwinports começou do zero com o objetivo de tentar um enfoque diferente para o sistema de empacotamento. Leia a declaração no site do Darwinports para mais detalhes.

Próximo: 3. Espelhos do Fink